quinta-feira, 22 de março de 2018

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE PEDREIRAS FAZ TREINAMENTO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS NA CASA DE APOIO NINAR



Vários profissionais de saúde de Pedreiras participaram de treinamento na Casa NINAR, em São Luís (MA), no período de 26/02 a 02/03, juntamente com mães cuidadoras e crianças que apresentam necessidades especiais, na faixa etária de 0 a 3 anos, com diagnóstico clínico de microcefalia, paralisia cerebral, hidrocefalia, e outras patologias raras, para assim iniciar uma investigação e tratamento das mesmas.

A articulação para a participação de profissionais pedreirenses nesta capacitação foi feita pelo prefeito Antônio França, e pela Secretária Municipal de Saúde, Karenn Cynthia; o médico Allan Roberto; e Jeyce Fernandes, Andreia Costa e Taynan Pacheco. O treinamento objetiva a troca de experiências com os profissionais da Casa NINAR e aprender novas técnicas e aplicar no município de Pedreiras, otimizando a assistência prestada, garantindo uma melhor qualidade de vida para criança, mãe e também os familiares.

A Casa de Apoio Ninar é uma instituição que oferece acolhimento às crianças com problemas de neurodesenvolvimento, e seus familiares. Semanalmente, as famílias participam de um circuito de atividades multidisciplinares, com avaliações médicas (neuropediatra, psiquiatra), oficinas e palestras em grupo, circuito de estimulação multidisciplinar, musicalização infantil e de adulto, arteterapia, dança, entre outras. A casa serve, ainda, como um espaço de capacitação para profissionais, especialmente do interior do estado, para que a assistência possa ser ampliada em outros municípios.

Os nove profissionais selecionados da área da saúde, para a capacitação: Dinalva Carvalho (fisioterapeuta); Daniel Furtado (fisioterapeuta); Gleyce Krause (fonoaudióloga/APAE); Priscila Sousa (fonoaudióloga); Maria Eliete (nutricionista); Raimunda da Sousa (educadora física); Thaynar Cleanes (psicóloga); Taynan Pachêco (Presidente da AME/ técnica do TFD) e Lidyanne Passos (enfermeira).

*com a colaboração de Lidyanne Passos, da SEMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário