terça-feira, 17 de outubro de 2017

FUP HOMENAGEIA JOÃO DO VALE COM FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS E SARAU DO CARCARÁ



João do Vale – Poeta do Povo, Maranhense do Século, recebeu homenagem póstuma de 84 anos de natalício com eventos da Prefeitura de Pedreiras por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP) e Secretaria Municipal de Educação. Nos dias 11 e 13 de outubro, a arte ocupou espaços para celebrar o ilustre pedreirense de Lago da Onça.

II FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS
Com a participação de várias bandas e fanfarras de Pedreiras e Região, o festival foi marcado por grandes apresentações. Os atiradores do Tiro de Guerra de Pedreiras fizeram a abertura do evento com apresentações militares, em seguida o grupo Cadetes do Samba festejaram a data.
Com exibições em tempo máximo de 15 minutos, as bandas mostraram suas performances musicais no festival, com a participação dos grupos: Banda Marcial Professor Ernildo de Oliveira Gomes (Municipal); Banda Marcial Olindina Nunes Freire (Estadual); Banda Marcial Professor Chaguinha (São Luís Gonzaga); Banda Marcial Valdir Filho (Lago da Pedra); Banda Marcial Centro de Ensino Oscar Galvão (Estadual); Banda Marcial Colégio Batista (Privado).

O júri do festival foi formado pela professora Ana Rosélis, diretora do CNEC Corrêa de Araújo, que foi cantora profissional nas décadas de 80 e 90 e participou de festivais de música e concursos representando Santa Catarina, licenciada e pós-graduada pela Universidade do Contestado de Santa Catariana; Thales Vale, sobrinho de João do Vale, técnico em música (EMEM) e licenciatura em Música (UNIMES); José Domingos Galvão Viana, regente da Banda Imaculada Conceição, fundador da Banda Marcial Projovem, da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcador da Junina Asa Branca e maestro; Balbino Cajueiro Pacheco, artista plástico, poeta, fundador do grupo de pagode Pintando 7 Armando Nobre da Silva, presidente da Associação de Bandas do Maranhão (AFABEMA), presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Confederação Nacional de Bandas (CNBF).

Premiação:
3ª lugar -  Banda Oscar Galvão;
2ª lugar - Banda Deputado Waldir Filho, de Lago da Pedra
1ª lugar - Banda do Colégio Batista
Baliza Destaque: Elene Cristina Gomes, da Banda Deputado Waldir Filho.







SARAU DO CARCARÁ

Um encontro musical que reuniu vários artistas pedreirenses na comunidade Quilombola de Lago da Onça, na última sexta-feira (13/10). Artistas locais se apresentaram, e o show principal levou ao palco a obra de João do Vale com o espetáculo de poesia e música “Da Golada para o Brasil”, com Paulo Piratta, Paula Giovana, Samuel Barrêto, Edivaldo Santos e Chagas Melo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário