quarta-feira, 5 de julho de 2017

CAPS AD EXIBE FILME E FAZ REFLEXÃO COM USUÁRIOS



Cineterapia, poderia assim ser chamada a nova ação do CAPS-AD de Pedreiras, realizou nesta terça-feira (04/07), o “Cine Caps ad”, com a proposta trabalhar temas de grande relevância no tratamento de forma lúdica e interativa. A ação consiste na exibição de um filme e logo após, é aberta uma roda de conversa para que usuários e profissionais possam fazer reflexões sobre a mensagem que a história transmite.

“Com a exibição de filmes, é possível que sejam abordados temas importantes ao acompanhamento das pessoas em tratamento do uso de drogas, de forma mais leve, interativa e de melhor compreensão, onde é dada voz ao usuário e cada um pode fazer sua reflexão sobre o tema abordado”, explica o coordenador Bruno Melo.

Na sessão desta terça, foi exibido o filme "Antes de Partir", que faz uma reflexão sobre a nossa condição de ser pensante, dotado do poder de escolha e com isso provido da possibilidade de ser autor de nossa própria história, não delegando o que nos acontece ao acaso.

"Nos leva ainda, a refletir sobre os sonhos que cada um tem para si e o que se tem feito para realizá-los. Temas como estes dão aos usuários de álcool e outras drogas A possibilidade de poder sonhar e vislumbrar algo melhor para si, já que muitos deles desacreditam de seus potenciais”, esclarecem os organizadores do “Cine Caps ad”, equipe formada pelo coordenador Bruno Melo; a psicóloga Luana Maria e Eliude Abreu, estagiária de Psicologia.  



(foto escurecida para não expor pacientes)


Filme exibido:

ANTES DE PARTIR

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. 
Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário