sábado, 17 de março de 2018

RESPOSTA SOBRE DENÚNCIAS DA MERENDA ESCOLAR SERVIDA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS – (MILHO E ACHOCOLATADO)



A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação vem a público esclarecer alguns pontos específicos diante de especulações que geraram polêmica em redes sociais sobre a merenda servida nas escolas na última sexta-feira, 16 de março. No cardápio: milho cozido tendo como complemento o leite com achocolatado.

Milho cozido, é uma novidade no cardápio da alimentação escolar neste ano, mas como nem todos apreciam, foi criada uma segunda opção, uma complementação destinada àqueles que não gostam de milho, e nesse caso foi servido achocolatado com leite. Dois pontos é necessário ressaltar: primeiro, o aluno podia optar pelo milho ou pelo achocolatado; segundo, quem quis optar pelos dois, foi servido sem restrições.

A alimentação saudável dos alunos nas escolas é o principal foco na preparação da merenda escolar feita pela equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar de Pedreiras (UANEPE), que tem todos os cuidados especiais desde a verificação da qualidade e valor nutricional dos produtos, a forma de manipulação e transporte, até chegar ao aluno.

Diálogo com a comunidade escolar
A Assessoria de Comunicação do Município foi acionada pela administração para fazer o acompanhamento dos fatos e esteve nas escolas, ainda nesta sexta-feira, para ouvir a comunidade escolar.

Depoimentos:
Michelly Cavalcante, diretora da Escola Professor Ernildo Gomes.

“Os alunos são muito sinceros, quando não gostam, eles reclamam logo, e nesse caso não houve nenhuma reclamação, consumiram normalmente o lanche. O milho e o achocolatado juntos é uma novidade para eles, mas gostaram. Toda semana é servido alguma coisa diferente, e desta vez foi o milho, que sabemos que é muito rico em nutrientes, com a complementação do achocolatado. Os alunos aceitaram normalmente”.

Simone Eliza, merendeira
“Acredito que foi bem aceito. Os alunos gostaram da novidade e alguns até repetiram, principalmente o milho. O achocolatado ainda sobrou um pouco, mas o milho não sobrou nada. A merenda que nossos alunos gostam mais é de frutas, e gostam de achocolatado gelado, porque a tarde aqui é muito quente”.

Fátima Santos, diretora adjunta da Escola Janoca Maciel
“Alguns ficaram surpresos, mas todos consumiram e adoraram o milho, já o achocolatado foi menos consumido porque estava frio e eles preferem quente, porque de manhã faz menos calor, mas aceitaram e gostaram. Não sobrou nada do milho”.

Elba Aves, diretora da Escola Manoel Trindade
“Aceitação foi muito boa por parte dos alunos. Eles preferiram o milho, e quero aqui parabenizar porque é um alimento importante e faz bem para a nutrição. O milho foi muito bem aceito”.

Dyorrana Melo, aluna do 9º ano da Escola Professor Ernildo Gomes
“Muito interessante, porque muitas vezes as merendas são repetidas e é bom algo diferente. Gosto bastante de milho, não tenho o que reclamar. Gosto muito de mingau e de banana, que servem aqui na nossa escola também”.

Gabrielly Silva, aluna do 9º ano da Escola Professor Ernildo Gomes

“Gostei (do milho). Deveria ter mais vezes. Também deveria ter mais frutas, pois é muito bom. Gosto também de nescau (achocolatado) com biscoito. Gostei muito do milho, mas não tomei do achocolatado porque estava frio e gosto mais dele quente, mas gostei da merenda”
  


Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar de Pedreiras (UANEPE)

NOTA TÉCNICA DA NUTRICIONISTA RESPONSÁVEL

- O milho é um alimento regional brasileiro, rico em vitaminas do complexo B, vitamina A e C, fonte de proteínas, fibras e carboidratos, que fornece energia. Por tanto, ótima opção de consumo para estudantes.

- Quanto à merenda servida nesta sexta-feira, (16/03), nas escolas: milho cozido com leite e achocolatado é uma combinação rica e forte, pois o leite também tem um alto valor nutricional.

- É uma preparação que está na safra, onde o valor nutricional é maior.

- Está sendo fornecida pela agricultura familiar, portanto, fortalecendo a economia local.

- O fato de o achocolatado ter sido servido gelado, foi uma solicitação de algumas gestoras escolares. No entanto, a temperatura da preparação de nada influencia no valor nutricional desses alimentos.


Eliana da Silva Plácido
Nutricionista – 18.297 CRN - 6ª Região 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário