quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

SAÚDE FAZ CAMINHADA DO DIA "D" ESTADUAL DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPT


Pedreiras se mobilizou para levar a população esclarecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypt. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Unidade Gestora Regional de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nesta quarta-feira (13/12), uma caminhada da Praça da SUCAN até a Corrêa de Araújo, com parada em frente ao Banco do Brasil, para o pronunciamento de autoridades.

O Dia D Estadual de Combate ao Mosquito abordou o tema “O mosquito pode prejudicar muitas vidas. Vamos todos contra o Aedes”, e tem como principal objetivo promover a mobilização da sociedade, das áreas de políticas públicas do Governo Estadual e Municipal e fortalecer a conscientização quanto à necessidade de execução de ações articuladas e simultâneas para o combate ao mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela, que podem causar doenças em forma de surtos epidêmicos a atingir milhares de pessoas.

A gestora da Unidade Regional de Saúde Valdete Cruz falou sobre as consequências das doenças transmitidas pelo mosquito.  “A Dengue é a doença mais conhecida, que tem a proteção individual, a vacina. Mas o mosquito transmite também outras doenças, Zika e Chikungunya e tem tido elevados índices de ocorrência dessas doenças no país e inclusive no nosso município, a dengue pode se tornar hemorrágica, levando à pessoa a morte; a Chikungunya, apesar de ter uma incidência de óbito menor, mas é uma doença também muito incapacitante, onde as pessoas sentem dores articulares, que de acordo com a gravidade essas dores continuam e que tem que procurar serviços de fisioterapia e também a Zika Vírus que acomete gestantes, onde as crianças podem nascer com microcefalia, por isso são casos muitos sérios e então cada um deve fazer sua parte, afinal todos nós todos somos responsáveis um pelos outros”, explicou.

“Essa Campanha já vem sendo realizada durante todo o ano e hoje está acontecendo o Dia D em todo o estado do Maranhão e em Pedreiras os profissionais da saúde e outras Secretarias Municipais estão unidos nesta caminhada de mobilização e prevenção do Aedes Aegypti, onde iremos percorrer algumas das ruas de Pedreiras”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Laís Amélia.

O evento contou com a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente, Simão Reis, representantes da Secretaria de Assistência Social e contou com a parceria das demais Secretarias Municipais de Pedreiras. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário