quarta-feira, 20 de setembro de 2017

WORKSHOP PARA PROFESSORES MOVIMENTA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA



No mês oficial da luta pela inclusão social, denominado “Setembro Verde”, a Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Prefeitura de Trizidela do Vale e Faculdade de Educação São Francisco, está realizando várias ações ao longo desta semana, chamando a atenção da sociedade para a causa das pessoas com deficiência.

Nesta quarta-feira (20/09), foi realizado no Auditório da FAESF, o Workshop para professores da Rede Pública Municipal de Ensino. Palestras com a promotora de Justiça, que atua na área da Educação, Hortência Fernandes Cavalcanti, que proferiu sobre o tema: “O papel do professor diante da inclusão social”, focando as leis que reconhecem e protegem as pessoas com deficiência, bem como a obrigação do Estado em prover vagas, infraestrutura física e pedagógica para atender a este público.

A psicóloga Taciana Nunes Almeida, discorreu sobre o tema “”Em vez de olhar para as dificuldades, foque nas possibilidades de aprendizagem”, demonstrando os desafios do processo ensino-aprendizagem a partir do ponto de vista da educação para pessoas com deficiência e seu convívio junto aos outros alunos.
Uma apresentação com a presença de pessoas com deficiência, mostrou, com arte, o valor do ser humano, independentemente de qualquer coisa.  Após a apresentação cultural, a professora Simônica, que atua na educação de Trizidela do Vale e na Associação Pestalozzi, falou de sua experiência de vida, enquanto cadeirante. Ela disse que desde cedo, seus irmãos a incentivaram a estudar e pagavam uma pessoa para leva-la na garupa de uma bicicleta; depois numa moto, isso na zona rural de Lagoa Grande do Maranhão. Por último, já em Pedreiras, se formou em pedagogia e está atuando como professora. Ressaltou que gostaria de chamar a atenção da família em relação ao seu apoio incondicional, porque é a partir desse apoio que a pessoa com deficiência se fortalece para enfrentar a luta.

O prefeito Antônio França destacou a importância do evento e disse que, ao lado da secretária de Educação, Conceição Cunha, e de todos os servidores, está se empenhando para promover uma educação inclusiva com qualidade, e que podem esperar de sua gestão todos os esforços neste sentido.

Estiveram presentes no evento, o prefeito Antônio França; a secretária Municipal de Educação, Conceição Cunha, o vereador Zé Renato; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras (Sindiserp); a coordenadora da Educação Especial da SEMED de Trizidela do Vale, Elizabete Lima; o coordenador do curso de Educação Física da FAESF, Erick Vale, dentre outros.

A programação da Semana de Conscientização da Pessoa com Deficiência prossegue nesta quinta-feira (21/09), com uma caminhada comemorativa do DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, saindo às 08 horas da manhã, da Praça do Jardim.


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário