segunda-feira, 12 de junho de 2017

EQUIPE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ


A secretária municipal interina de Assistência Social, Sabrina Genneff, e a coordenadora do CRAS, Julianna Safira participaram de capacitação do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizada nesta quinta-feira (08/06) e sexta-feira (09/06), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. A capacitação foi destinada aos municípios adesos ao Programa Criança Felizes. O momento teve como objetivo garantir o atendimento das políticas públicas de assistência social para crianças de 0 a 6 anos.

A secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Célia Salazar, explicou que o Programa atenderá às reais necessidades do estado. “Faremos um planejamento com os municípios para que a ação atenda a população no que ela realmente precisa dentro das políticas públicas de assistência. A capacitação deixou bem claro como funcionará o programa para que seja um projeto de sucesso no nosso estado”, disse a secretária.

No Maranhão, 164 municípios aderiram ao programa Criança Feliz, que é coordenado pela Sedes.  A ação foi instituída pelo Governo Federal, no fim do ano passado, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil. Serão priorizadas crianças de até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva. A ação inclui ainda gestantes entre o público beneficiário da ação.

A programação contou com apresentação do Comitê Gestor Intersetorial do Programa Criança Feliz e da equipe do programa (Sedes); painéis sobre a Primeira infância e o programa, e sobre a Intersetorialidade e o papel do Comitê Gestor e operacionalização do Programa Criança Feliz.


Estiveram presentes no evento a secretária adjunta de Assistência Social, Celia Salazar; o secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; a representante do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Benigna Martins Almeida; e demais secretários municipais de assistência social do Maranhão, coordenadores do programa, membros do Comitê Gestor Intersetorial do Estado e do Conselho Estadual de Assistência Social.


Programa Criança Feliz
Criado em 2016 pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o programa desenvolve a política de assistência social a crianças com idade de 0 a 6 anos, considerando a fase da primeira infância o momento fundamental na formação do ser humano. O programa tem caráter intersetorial com ações de políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos.

No Maranhão, o programa é coordenado pela Secretaria Adjunta Estadual de Assistência Social e pelo Comitê Gestor Intersetorial do Criança Feliz e atenderá a 164 municípios que fizeram adesão junto ao Governo Federal. A expectativa é atender a mais de 22 mil crianças em todo o estado e 2 mil crianças na capital maranhense. O Governo do Estado é responsável pela capacitação e assessoramento na execução do programa pelos municípios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário