terça-feira, 30 de maio de 2017

EDITAL SEJUV/SEMAP N° 001/2017 - CURSO DE EXTENSÃO EM AGROECOLOGIA



ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA
Av. Rio Branco, N°111 – Centro – Pedreiras


EDITAL SEJUV/SEMAP N° 001/2017

A Prefeitura Municipal de Pedreiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Juventude e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA tornam público o presente Edital de Chamamento Público com as normas e condições para inscrição e participação no Curso de Extensão em Agroecologia.

1. SOBRE O CURSO

O curso de Agroecologia é um curso de extensão na modalidade semipresencial com duração de 1 (um) ano de duração, realizado pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX/UEMA.

2. OBJETIVO GERAL

Implantar e implementar o Curso de Extensão em Agroecologia para jovens do ensino médio do Município de Pedreiras – MA.

2.1. Objetivos específicos

·         Qualificar jovens trabalhadores rurais para a implantação e implementação de projetos produtivos no modelo agroecológico.

·         Formar jovens para exercerem o papel de agentes de desenvolvimento em agroecologia na cidade de Pedreiras, e no Território do Médio Mearim.

3. DAS VAGAS OFERECIDAS

Serão oferecidas 25 vagas para jovens agricultores familiares que estão na faixa etária entre 14 a 29 anos. E cinco vagas para agricultores familiares acima dos 29 anos

4. REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO

Para ingressar no Curso de Extensão em Agroecologia, os requisitos são:

a)    Para os jovens agricultores familiares que tenham idade entre 15 a 29 anos:

·         Ter cursado ou está cursando o Ensino Médio;
·         Residir na zona rural do município de Pedreiras - MA;
·         Está desenvolvendo alguma atividade agropecuária.

b)    Para as lideranças agricultores familiares acima de 29 anos

·         Ter pelo menos o ensino fundamental completo;
·         Está desenvolvendo alguma atividade agropecuária.

5. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

De 29 de Maio a 09 de junho de 2017.

6. LOCAL DE INSCRIÇÃO

Secretaria Municipal de Juventude – Localizada no Palácio Municipal, Av. Rio Branco, N°111 – Centro – Pedreiras (Próximo a Rodoviária).

7. PROCESSO DE SELEÇÃO

7.1. A Seleção dos candidatos se dará através de uma:

a)    Entrevista.

7.2.       A entrevista será realizada por uma banca de profissionais com atuação na área de políticas publicas de juventude e do campo.

8.      DATA E LOCAL DA SELEÇÃO

Entrevista – Dia 15 e 16 de Junho – das 08:00h às 14:00h, das 14:00h as 18:00– Palácio Municipal (Av. Rio Branco, 111, Pedreiras - MA).


9.     EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

A matrícula para os jovens agricultores de 14 a 29 anos se concretizará mediante a apresentação obrigatória da seguinte documentação:

a) Requerimento, em formulário próprio (fornecido pela UEMA), devidamente preenchido;
b) Cópia e original do documento de identidade;
c) Cópia e original do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
d) 2 (duas) fotos 3x4 de frente (recentes e idênticas).
e) Declaração comprobatória de estar cursando ou ter terminado o ensino médio para os jovens agricultores familiares (idade 14 a 29 anos);
d) Declaração comprobatória de ter concluído o ensino fundamenta para os agricultores familiares acima de 29 anos.

10.  METODOLOGIA DE ENSINO

O curso de extensão em agroecologia será realizado de forma semipresencial. Sendo uma parte presencial e outra parte pela modalidade à distância.


11.  RECURSOS DIDÁTICOS

Os recursos didáticos são de responsabilidade do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – ABEX/UEMA.

Os recursos didáticos são:

·         Fascículos (material impresso): concebido como um dos principais materiais para o aluno no estudo das disciplinas. É composto por planos de ensino, conteúdos sistematizados e atividades para avaliação de aprendizagem.

·         Vídeo aula: resultado da gravação de aula pelos professores em um estúdio profissional. Finalizada sob o formato de DVD, possibilita o alcance de mais de informações sobre o assunto da disciplina já discorrido no caderno de estudo.

·         Textos complementares: selecionados pelo professor para serem estudados nas disciplinas. Eles se configuram como leitura enriquecedora aos conteúdos.

·         Coletânea: Textos selecionados pelo professor e organizados dentro de uma sequência lógica, coerente com a ementa do curso.

12.  MEIOS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Para auxiliar no desenvolvimento didático, especificamente nas questões de comunicação e interação entre professores, tutores e estudantes serão utilizados os seguintes recursos e meios de interação e comunicação:

·         Conferência via web: é o sistema online de transmissão de áudio e vídeo a participantes separados geograficamente. Essa ferramenta possui a vantagem de oportunizar aos professores, tutores e estudantes uma interatividade expressiva, pois os participantes podem ver e ouvir uns aos outros ao mesmo tempo, seja em sala do polo (específica para esse fim) ou a partir de qualquer computador conectado a Internet.

·         Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): sistema online de gerenciamento de cursos com recursos da Internet, voltados para a EAD. No Núcleo é utilizado o sistema gratuito Moodle como plataforma para o AVA. Por meio do moodle, o aluno pode acompanhar as disciplinas do curso; visualizar o calendário de disciplinas; obter a versão digital do material didático; assistir vídeo aulas; participar dos fóruns para discutir sobre os temas com os professores, tutores e colegas; submeter as atividades e os exercícios ao professor e tutor. Além disso, o moodle permite maior interação com tutores, professores, coordenadores e colaboradores do UemaNet.

·         Atividades práticas: essas atividades ocorrerão na última semana de cada mês relacionadas à última semana de cada disciplina, sempre se dando no último final de semana com data e horário previsto na programação de cada município divulgado na sala virtual do curso. A prática será executada pelo professor da disciplina ou por algum membro da sua equipe. A organização dessas práticas será feita em um município que abrigará alunos de outros municípios próximos de acordo com o planejamento definido que será disponibilizado na sala virtual do curso. O tutor presencial estará presente nessa prática quando poderá fazer a intermediação entre os alunos e o professor ou seu representante para retirar dúvidas e dar orientações gerais, além de discutir as avaliações propostas.

13. ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

Conteúdos
Nº de horas
Período
Ambientação em educação a distância
15
Agosto /2017
Agroecologia
45
Agosto / 2017
Sistemas agroflorestais
45
Setembro /2017
Manejo de roçado
45
Outubro / 2017
Ambientes
45
Novembro / 2017
Solos
45
Dezembro / 2017
Seminários
30
Dezembro / 2017
Criação de animais de pequeno porte
45
Janeiro / 2018
Economia da agricultura familiar
45
Fevereiro / 2018
Fruticultura e extrativismo
45
Março / 2018
Criação de ruminantes
45
Abril / 2018
Horticultura
45
Maio / 2018
Pesca e piscicultura
45
Junho / 2018
Comercialização, associativismo e cooperativismo
45
Julho / 2018
Total
585


14. EMISSÃO DE CERTIFICADOS

Ao final do curso a UEMA emitirá ao aluno concluinte, certificado de conclusão do curso em Extensão em Agroecologia.
Pedreiras-MA, 26 de maio de 2017.



PHELIPE FIGUEIREDO SILVA
Secretário Municipal de Juventude

JOSÉ WILSON MARTINS
Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca

RICARDO COSTA GONÇALVES
Assessor Técnico


Nenhum comentário:

Postar um comentário