sábado, 8 de abril de 2017

PEDREIRAS DEBATE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A POPULAÇÃO PEDREIRENSE


Ouvir a comunidade para elaborar o orçamento de 2018 da Prefeitura de Pedreiras. Com esse objetivo a Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta sexta-feira (07/04), na Câmara Municipal, Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício do próximo ano, 

A audiência contou com a presença dos vereadores, Jossival Saturnino e Ceiça Feitosa além de representantes das secretarias e assessorias do Governo Municipal.  Na abertura do evento, o secretário de Planejamento, Habni Carvalho, afirmou que este tipo de audiência pública foi realizada pela primeira vez no município de Pedreiras, e que isso garante um orçamento participativo, levando para a sociedade essa discussão sobre LDO para que o cidadão consiga se empoderar e participar cada vez mais das ações de governo, que é um compromisso do prefeito Antônio França desde o início de sua gestão.

O orçamento público é um instrumento de gestão que o município utiliza para determinar como serão os gastos e as obrigações, e assim, a secretaria Municipal de Planejamento busca democratizar esse processo de participação, não apenas nas audiências públicas, mas também por meio da internet, das redes sociais, de forma que o cidadão mesmo não podendo participar presencialmente das audiências, mas que ele possa participar através da internet, dando suas sugestões.

O assessor técnico de Planejamento, Ribamar Froes, ministrou a palestra da audiência e explicou ao público a importância da participação popular. "A população deve participar dessas discussões e elaborações, pois é o cidadão e cidadã pedreirense que acompanham de perto os problemas e sabem das prioridades do município”, disse.

Além da LDO foi abordado o Plano Plurianual (PPA), que se trata de um documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. E prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos, tendo vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos e expressa a visão estratégica da gestão pública.     
                  
Habni Carvalho avaliou a Audiência Pública de forma positiva. "É uma felicidade para nós da equipe de Planejamento, estarmos realizando algo que é pouco conhecido pela sociedade que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, É a partir dessa lei que começamos a traçar o nosso orçamento anual e este evento é para que possamos construir a nossa LDO de 2018. O nosso prefeito abraçou essa ideia, porque sem a vontade dele não estaríamos caminhando para termos essa transparência, levando para a sociedade esse orçamento e buscando saber dela o que nós devemos fazer, pois a sociedade é a protagonista desse governo 'Honra e Trabalho'. Queremos trazer a população para dentro do executivo, para as discussões e debates que acontecem", afirmou o secretário.  
                     
Se colocando como parlamentar e cidadã pedreirense, a vereadora Ceiça Feitosa assinalou que a audiência é uma ótima plataforma de discussão. "Participo como cidadã e também como vereadora, pois é um dos nossos papéis, trabalhar as diretrizes orçamentárias. Me sinto realizada e estamos fazendo nosso papel, tendo essa parceria entre poder legislativo e executivo, para que possamos realizar os trabalhos que a população precisa e para isso deve-se planejar, como estamos fazendo nesse encontro", disse a vereadora             
          

Ao final da Audiência foi entregue ao público um questionário para a participação popular, com as opções de escolha de três áreas públicas prioritárias com duas sugestões para cada secretaria escolhida.







Nenhum comentário:

Postar um comentário