sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE REALIZA CURSO PARA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES


A política de preservação do Meio Ambiente perpassa pelo envolvimento de todos. Técnicos, poder público e sociedade precisam estar alinhados e aliados para o trabalho de conscientização quanto ao papel de cada um nesta causa. Com o objetivo de fazer uma melhor atuação nesta área, a Prefeitura de Pedreiras através da Secretária Municipal de Meio Ambiente juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) iniciou nesta quinta-feira (02/02), o curso de multiplicadores em educação ambiental no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA. O encontro prossegue até sexta-feira (03/02).

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Simão Reis, fez a solicitação junto à SEMA, e está promovendo em parceria este curso direcionado a pessoas especializadas nas áreas ligadas ao Meio Ambiente e Saúde, o curso reuniu professores de biologia e de geografia, agentes ambientais, agentes comunitários de saúde, vigilantes sanitários e outros, com o principal interesse de incentivar esses profissionais a dar continuidade à iniciativas de preservação ambiental.  Problemas como o lixão, desmatamento do Rio Mearim, queimadas entre outros foram tratados neste encontro.

Os multiplicadores deverão exercer atividades de educação ambiental na cidade, aprimorando projetos como o plantio de árvores na cidade; reaproveitamento de materiais inorgânicos transformando em produtos reutilizáveis, e também o desenvolvimento de uma cultura voltada para a conscientização nas escolas, onde cada unidade da rede pública ou privada será responsável por cultivar sua própria horta ou outras alternativas. Ao final do encontro deverá ser assinado por todos, o Plano de Ação Sustentável, que será colocado em prática no Município.

O secretário de Meio Ambiente, ressalta que a educação ambiental deve ser valorizada, e citou o Rio Mearim. “Fazemos o monitoramento e percebemos várias formas de degradação. A sociedade precisa despertar no sentido de se conscientizar, pois as pessoas sabem o que é errado, porém continuam fazendo. Nós precisamos dos recursos naturais, e enquanto o povo não entender desta forma, teremos problemas sérios de preservação do nosso rio”, disse.

A palestrante Cleire Monteiro, técnica da SEMA afirma que, “educação ambiental tem que ser tratada em todas as áreas, portanto, precisa do envolvimento de todos, e a sociedade precisa tomar atitudes conscientes”, explica a ambientalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário